Golden Retriver precisa de um grande espaço para correr ao ar livre. Se você quer ter um vai ter que no mínimo sair para parques com ele, umas duas vezes ao dia. É muito ativo, e não combina com apartamento.

Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães , que estão sempre prontos a agradar e obedecer sem a necessidade do adestramento para os comandos básicos.

 

Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de deficientes visuais.

Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador serio que tenha feito controle de temperamento. Além disso uma certa dose de exercício diário é importante para a raça.
Também poderá ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

 

Características Físicas de um Golden Retriever:

O Golden é um cão muito bem equilibrado, muito atraente e de expressão doce. É simétrico, potente, bonito e elegante. Seu corpo compacto é coberto por uma pelagem espessa e impermeável com bom sub-pelo. A qualidade do pelo e suas abundantes franjas são requisitos imprescindíveis. Sua cor é um dourado brilhante.