O TRIMMING, sob tradução literária “aparamento”, é a arte onde um profissional sob prévia e isolada identificação corpórea de cada cão, exerce o trabalho na pelagem, acobertando eventuais falhas, aprimorando a beleza, reduzindo, aumentando ou uniformizando a distribuição, caimento e textura do pêlo, tendo como premissa a manutenção da estética singular da raça.

 

O trabalho de TRIMMING é recomendado especialmente para as raças que possuem pêlo e sobre pêlo, tal como a Golden Retriever, pois harmoniza a distribuição e caimento da pelagem, sem ser abrasiva como a “Tosa” (recomendável a outras raças).

 

Andy

Andy

 

O tempo médio para a realização do TRIMMING varia de acordo com a necessidade do animal, podendo ser concluído em até 03 dias, segundo necessidade de “marcação” do exemplar. O profissional competente dispõe de material específico, compreendendo; tesoura bicuda, tesoura curvada, tesoura com corte a laser, tesoura dentada, navalhas, rasqueadeira, pinças, desembolador, pentes com adaptadores, borrifadores, entre outros, para o embelezamento do animal, através de aparos nos locais necessários, segundo análise detalhada.

 

Observe que sob o trabalho de TRIMMING, o profissional mantém a distribuição estética original da raça de forma irretocavelmente harmoniosa, ou seja, a vasta pelagem que abraça o pescoço, o encontro de pêlos frontal, o aparo no contorno das orelhas, o caimento no dorso, o acompanhamento do antebraço e carpo, linha da cauda, entre outros detalhes que enriquecem a beleza do exemplar, mantendo rigorosamente as características originais da raça.